domingo, 3 de abril de 2016

Francisco Varallo... o Don Pancho

Francisco Varallo



 Em 3 de abril de 1905 era fundado em Buenos Aires o Club Atlético Boca Juniors. Nos 111 anos da equipe do bairro de La Boca, o Futebol Retrô trás a história de um dos maiores ídolos do clube. Ninguém menos que Francisco Varallo, que atuou no time na década de 30, tendo jogado também no Gimnasia y Esgrima e na Seleção Argentina.
 Francisco Antonio Varallo nasceu na cidade de La Plata em 5 de fevereiro 1910. Seu primeiro clube foi na juventude, e se chamava 12 de Octubre. Logo em seguida ingressou na divisão de base do Estudiantes de La Plata, mas foi no rival Gimnasia que obteve ascensão futebolística. Recebendo 20 pesos por semana por seu belo futebol, Varallo conquistou o Campeonato Argentino de 1929 defendendo El Lobo e chegou a ir pra Seleção Argentina. No clássico do Rio da Plata, os argentinos perderam pros uruguaios na final da Copa do Mundo de 1930 (a primeira edição), e dos mais de vinte atletas que disputaram a taça, foi ele o último a falecer.
Varallo pelo Gimnasia.
 No ano seguinte começou a defender o Boca, onde teria sua carreira ainda mais marcada. O centroavante é o segundo maior artilheiro da história dos Xeneízes, com 194 gols em 222 jogos, atrás somente de Palermo. Foi justo neste ano de 1931, que o Boca ganhou o primeiro Campeonato Argentino nos moldes profissionais. Na competição, um Superclássico com sua participação ficou marcado. Acontece que ele cobrou uma penalidade defendida por Iribarren. Na sobra, o atleta bocanero chegou a cair mais estufou as redes. Sob protestos dos rivais, o árbitro expulsou três jogadores do Millo, e logo toda a equipe deixou o campo. No tribunal, a vitória foi dada ao Boca por 1 a 0.
Pela Seleção Argentina, aos 20 anos, na primeira Copa do Mundo.
 Conhecido como cañoncito ele era dos que não levava desaforo pra casa. Certa feita num outro clássico contra o River Plate, em 1933, Varallo quase foi preso por um policial porque acabou quebrando o braço de um rival que anteriormente havia o puxado. Recebendo 8 mil pesos no novo clube, jogava com a mesma convicção e habilidade de outrora. 
Varallo deixa os adversário pra trás, atuando pelo Boca.
 Posteriormente, Varallo ainda conquistou pelo Boca o Campeonato Argentino de 1934 e pela Seleção Argentina o Sul-Americano (Copa América) de 1937. Em 1939 aposenta-se aos 29 anos em decorrência de uma fratura crônica no joelho. Em 30 de agosto de 2010, já com cem anos,  veio a óbito em La Plata - mesma cidade que nasceu -  por causa de uma complicação respiratória.
Varallo em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário