quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Dona Chiquitota... a mulher que batizou o Botafogo


 Poucos sabem, mas o Botafogo de Futebol e Regatas, foi fundado em 12 de agosto de 1904 com o nome de Electro Club e pouco tempo depois "batizado" por uma mulher de Botafogo Football Club. Trata-se de Francisca Teixeira de Oliveira, a Dona Chiquitota, avó de Flávio Ramos, primeiro presidente e primeiro jogador a marcar um gol com a camisa alvinegra.

 Nascida no ano de 1850, Dona Chiquitota era a avó materna de Flávio Ramos, um dos jovens que fundaram o Glorioso. Ela já havia cedido um chalé na Rua Conselheiro Gonzaga aos garotos que tinham entre 14 e 15 anos, naquele mês o nome dado ao noviço time foi Electro. Em setembro, mês seguinte a fundação do clube, outra reunião foi feita na casa de Dona Chiquitota. A avó indagou: "Afinal, qual é o nome deste clube?". Em seguida o jovem Flávio lhe respondeu: "Electro". Chiquitota logo retrucou: "Ora, morando onde vocês moram, o clube só pode se chamar Botafogo".
Com uma intervenção, Dona Chiquitota batizou o Botafogo. (Acervo da página Botafogo - Fotos Históricas)

 Dali em diante o time seria chamado de Botafogo Football Club. Chiquitota, falecida em 1916, foram influente no prelúdio do Botafogo. Sua residência foi o primeiro casarão-sede do clube, e a cada vez que um "match" era ganho, era dado uma festa. Mário Filho, em seu livro "O Negro no Futebol Brasileiro" não deixou de citar a importância de uma das primeiras botafoguenses: "A casa de dona Chiquitota era a que mais se abria para as festinhas, saraus como se dizia. Bastava o Botafogo conseguir uma vitória. As Hime pagavam promessa, acendiam velas, enfeitavam as imagens de santos, dona Chiquitota dava uma festa."
"Sob as sombras das palmeiras centenárias, surgiu o centenário Botafogo". Placa ante ao busto de Dona Chiquitota no Largo dos Leões. (Foto: Universo Botafogo)
 O Botafogo só mudaria seu nome novamente no ano de 1942, quando juntou-se ao Club de Regatas Botafogo e tornou-se Botafogo de Futebol e Regatas, nome que vigora na atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário